Medicina preventiva auxilia empresas a reduzirem custos com saúde

De acordo com uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, pacientes com doenças crônicas representam 50% dos custos no setor de saúde. Episódios agudos vêm em seguida com 35% dos gastos e o investimento com medicina preventiva gira apenas em torno de 5 a 14%. Com a promoção de saúde e a medicina preventiva, é possível evitar casos de emergência espontânea, podendo salvar muitas vidas e evitando esses episódios agudos, que são o segundo maior custo das operadoras de planos de saúde no Brasil.

A medicina preventiva pode, inclusive, ser uma aliada da saúde nas empresas, evitando as licenças e contribuindo para que os colaboradores se mantenham mais saudáveis, mais felizes e consequentemente mais produtivos. O que além de trazer mais sustentabilidade para os sistemas e planos de saúde, ajuda a reduzir gastos pessoais com medicamentos e tratamentos, a melhorar o convívio com a família e aumentar a disposição e produtividade no trabalho.

As organizações e empresas podem ter um papel importante ao priorizarem ações de saúde ocupacional que levem em conta as particularidades de cada colaborador e proponha ações preventivas de acordo com os riscos.

Uma empresa que investe em medicina preventiva para seus colaboradores é uma empresa que investe em desempenho e ajuda a impulsionar uma mudança cultural importante, com um novo olhar para a saúde.

 

Fonte:ASQ

Comments are closed.